Antissemitismo é o preconceito/hostilidade contra os judeus. Frequentemente sua manifestação se dá pelo ódio à etnia, cultura e/ou religião judaicas. Em sua forma extrema, esse preconceito atribui aos judeus posição privilegiada dentre os demais povos e civilizações , ou os coloca em posição de inferioridade negando-lhes o direito de pertencer à nação na qual residem.
A pessoa que pratica antissemitismo é chamada de antissemita.
O antissemitismo pode se manifestar de diversas formas, partindo de expressões isoladas de ódio e discriminação contra um judeu, até ataques violentos organizados por turbas ou mesmo por um determinado Estado, polícia ou forças armadas em relação a comunidades judaicas inteiras. Exemplos extremos de perseguições são: a Primeira Cruzada de 1096, a expulsão da Inglaterra, em 1290, a Inquisição Espanhola, a expulsão da Espanha, em 1492, a expulsão de Portugal, em 1497, os diversos pogroms, o Caso Dreyfus, na França, e, talvez o mais lembrado, o Holocausto na Alemanha nazista de Adolf Hitler.
Enquanto a etimologia do termo pode sugerir que o antissemitismo é dirigido contra todos os povos de origem semita, a palavra antissemita foi cunhada no século XIX na Alemanha com a finalidade de fornecer maior precisão científica ao termo Judenhass (ódio aos judeus) , até então mais utilizado. Desde então, a palavra antissemitismo passou a abranger o preconceito voltado contra os judeus, especificamente.
________________________________________
Wikipedia.org
(*) Preenchimento obrigatório
À exceção do campo para descrever os fatos, os demais dados abaixo não são de preenchimento obrigatório. No entanto, quanto mais informações sua denúncia apresentar, maiores serão suas chances de colaboração efetiva.
Sem notícias hoje.