
Simchat Torá
Guia de Simchat Torá
Afazeres
Hakafot
Leis para o Yom Tov
Estudos Para Simchat Torá
Literaturas
Leitura da Torá para Shemini Atzeret e Simchat Torá
Ensaios/Devocionais
Receitas Para Simchat Torá
Repolho Recheado
Afazeres
O feriado de Sucot é seguido por um feriado independente chamado “Shemini Atzeret”. Em Israel este é um feriado de um dia. Nadiáspora é um feriado de dois dias sendo que o segundo dia é conhecido como “Simchat Torá”. Este período é caracterizado por uma alegria profunda que envolve o povo judeu, que supera até mesmo a alegria demonstrada em Sucot. A alegria e o júbilo chegam ao seu clímax em Simchat Torá, quando celebramos a conclusão -e o reinício -do ciclo anual de leitura da Torá. Estes dois dias são Yom Tov, quando a maioria das formas de trabalho são proibidas ao povo judeus. Na noite anterior, as mulheres e meninas acendem as velas e recitam as bênçãos apropriadas. Além disso, os judeus fazem refeições festivas à noite e de dia, acompanhadas do Kidush. Os judeus não trabalham, não escrevem, não dirigem e não desligam ou ligam aparelhos eletrônicos. É permitido cozinhar e carregar objetos em vias públicas, desde que não seja shabat. No primeiro dia, em Shemini Atzeret, os judeus fazem as rezas pela chuva, celebrando a chegada do período chuvoso na região do Mediterrâneo (em Israel) e a reza Yizkor (oração de súplica à D-us em memória daqueles que faleceram).
Não usamos mais as Quatro Espécies, bem como não mencionamos Sucot nas orações matinais. Na Diáspora, todavia, os judeus costumam fazer as refeições dentro da Sucá neste período, sem recitar as bênçãos.
O destaque para o segundo dia, em Simchat Torá, são as hakafot que ocorrem tanto no entardecer, quanto na manhão de Simchat Torá, situação na qual os judeus dançam com os rolos da Torá ao redor da bimá.
Neste dia alegre, quando concluímos a leitura da Torá, é costume que todos os homens participem da celebração por meio da aliyá (chamamento para a leitura da Torá na bimá). As crianças também participam.
Após a última aliyá, os judeus imediatamente reiniciam o novo ciclo de leitura a partir do livro de Gênesis.
Em Israel, as celebrações e costumes destes dois dias são condensadas em apenas um dia.
Hakafot
O clímax da festividade de Simchat Torá acontece na dança das hakafot, que em hebraico significa “círculos”. É o momento no qual os judeus dançam em círculos e cantam carregando os rolos das Torot. Um mestre chassídico assim afirmou: “Em Simchat Torá, os rolos das Torot desejam dançare, por isso, nós nos transformamos em seus pés”.
A hakafot é uma cermiônia extremamente alegre e muito convidativa para as crianças, que certamente devem participar. Durante a hakafot, os rolos das Torot são envoltos em suas capas de veludo, pois nesta celebração os judeus não se sentam para ler e estudar a Torá, mas sim para dançar com elas. Essa festa envolve todos os judeus, independentemente do nível de estudo da Torá que cada um possui. A Torá é a herança de cada judeu, desde o recém-nascido até os sábios veteranos -portanto, todos os judeus têm o direito de celebrar essa festividade.
Hakafot Passo-a-Passo
A Hakafot é celebrada na véspera de Simchat Torá e na manhã seguinte. A hakafot matinal acontece logo antes da leitura da última parashá da Torá.
Antes do início da dança, um conjunto de dezessete versos, chamados de Atá Ha’raita, é recitado por três vezes. Pela tradição, os membros da congregação são honrados com a leitura dos versos. No entanto, caso o número de congregantes seja superior ao número de versos, é costume realizar um leilão para estabelecer a prioridade. O produto proveniente do leilão é doado para caridade. Após, todas as Torot são removidas da Arca com suas coroas apostas no topo. As pessoas podem carregar as Torot, lembrando sempre de repousá-las no ombro direito.
Toda a dança se repete por sete vezes -sete hakafot.
Leis para o Yom Tov
Alegria
A Torá estatui: “E voces se alegrarão em seu festival… e vocês serão felizes”.
– Os judeus fazem duas refeições festivas com carne e vinho no Yom Tov.
– É costume desfrutarmos de uma grande variedade de comina no Yom Tov.
– É costume o homem presentear sua esposa com uma peça de roupa nova ou uma jóia em honra ao Yom Tov. Para as crianças os pais podem presentear com doces ou um brinquedo novo.
– É costume os judeus convidarem visitantes para desfrutarem da mesa de Yom Tov.
Atividades Permitidas e Proibidas
Quase tudo que é proibido no Shabat também é proibido no Yom Tov. Os judeus não usam aparelhos elétricos, não vão ao trabalho, não usam nem tocam em dinheiro e não escrevem. As principais diferenças do Yom Tov e do Shabat estão ligadas à culinária, a possibilidade de se cozinhar no Yom Tov, a partir de uma chama pré-existente e a prerrogativa de carregar objetos em lugares públicos. Tudo isso é permitido no Yom Tov, com algumas restrições.
Literatura Simchat
Em construção
Leitura da Torá para Shemini Atzeret e Simchat Torá
Em construção
Ensaios/Devocionais
Em construção.
Repolho Recheado
1 Repolho grande
Recheio:
1 quilo e meio de carne moída
Meia xícara de arroz cru
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 ovo batido
Molho:
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de farinha
1 lata de molho de tomate
3 a 4 colheres de sopa de pasta de tomate
Meia xícara de açúcar ou 1/4 de xícara de mel
2 folhas de louro ou o suco de 1 limão
Sal à gosto
1 maçã grande, descascada e cortada
1/4 de xícara de passas
Remova e selecione as folhas do repolho
Recheio: Coloque todos os ingredientes do recheio de carne em uma tigela e os misture bem. Enrole as folhas.
Molho: Aqueça o óleo em uma panela e coloque a farinha para dourar. Adicione o restante dos ingredientes na ordem listada. Deixe ferver e cozinhe por 5 minutos. Coloque os rolos de repolho no molho, um a um. Os rolos podem ser colocados em camadas, se necessário.
Cozinhe a fogo baixo por 2 horas, adicionando mais água se necessário.
Rendimento: 18 unidades de repolho.
Hoje
Sem notícias hoje.