
Sucot
Guia de Sucot
Como o Sucot é celebrado
Calendário Para Sucot de 5771(2010)
Preparando-se Para Sucot
A Sucá
As Quatro Espécies
Chol HaMoed
Hoshaná Rabá
Leis para o Yom Tov
Estudos Para Sucot
Perguntas e Respostas
Literaturas
Leitura da Torá para Sucot
Ensaios/Devocionais
Receitas Para Sucot
Kreplach
Como o Sucot é celebrado?
Antes de chegar à Terra Santa, o povo judeu levou quarenta anos para atravessar o deserto do Sinai. Por todo esse tempo uma milagrosa “nuvem de glória” pairou sobre eles, protegendo-os dos perigos e desconfortos do deserto. Desde então, nossos ancestrais têm relembrado a bondade de D-us para conosco naqueles momentos vivendo por algum tempo na Sucá, uma cabana temporária cujo teto é feito de ramos. Durante sete dias e noites, os judeus fazem todas as refeições dentro da Sucá, ocasião na qual recitam uma bênção especial.
Outro costume que é especificamente realizado durante a festividade de Sucot é o uso das Quatro Espécies: um etrog(cidra), um lulav(folha de palma), três hadassim(ramos de murtas) e dois aravot (ramos de salgueiro). Segundo o Midrash, as quatro espécies simbolizam a diversidade de personalidades que compõem o povo de Israel, cuja unidade intrínseca é enfatizada em Sucot.
Todos os dias de Sucot (exceto Shabat)pegamos as Quatro Espécies nas mãos, recitamos uma bênção sobre elas e as balançamos emtodas as seis direções: direita, esquerda, frente, para cima, para baixo e para trás.
Sucot também é conhecido por ser um tempo de júbilo e alegria para o povo judeu. É costumeiro celebrar Sucot com festividadesnas sinagogas e nas ruas, com muita música e dança, até altas horas da madrugada.
A celebração de Sucot se inicia no décimo quinto dia e termina no vigésimo primeiro dia do mês de Tishrei. Os primeiros dois dias de Sucot (apenas o primeiro em Israel) são considerados Yom Tov, quando a maior parte das formas de trabalho são proibidas aos judeus. Nas noites precedentes, as mulheres e meninas acendem as velas e recitam as bênçãos apropriadas. Além disso, nesta época, os judeus fazem refeições festivas acompanhadas do Kidush.
O restante dos dias da celebração de Sucot são conhecidos como Chol HaMoed(dia intermediário), quando a maior parte das formas de trabalho são permitidas. Ainda assim, os judeus tentam evitar ir ao trabalho, lavar roupas, escrever e algumas outras atividades. Muitas famílias aproveitam esse tempo com passeios e divertimentos. Em todos os dias de Sucot, inclusive Chol HaMoed, os judeus recitam o Hallel, o Hoshanot e o Musaf.A Torá é lida no serviço religioso da manhã.
O sétimo dia de Sucot é conhecido como Hoshaná Rabá(Grande Salvação). Segundo a tradição, o veredito para o novo ano – que é escrito em Rosh HaShaná e selado no Yom Kippur -não é proferido pelo Tribunal Celestial até Hoshaná Rabá.
Sucot é imediatamente seguido pelas celebrações deShemini Atzeret e Simchat Torá.
Calendário Para Sucot de 5771(2010)
|
19 a 22 de Setembro – 11 a 14 de Tishrei |
Domingo – Quarta-feira |
Passado o Yom Kippur, voltamos nossas atenções para a celebração de Sucot. Os quatro dias que ligam Yom Kippur a Sucot são caracterizados pela busca frenética pelas Quatro Espécies, a construção da Sucá, convidar amigos para o feriado, o preparo das refeições festivas e sair para comprar roupas novas para a celebração da festa. |
|
22 de Setembro – 14 de Tishrei – Véspera de Sucot |
Quarta-feira
|
Prapara-se o Eruv Tavshilim. As mulheres e as meninas acendem as velas, de preferência dentro da Sucá. Após o serviço religioso na sinagoga, fazemos uma refeição festiva. |
|
23 de Setembro – 15 de Tishrei 1o dia de Sucot |
Quinta-feira |
Balançamos as Quatro Espécies. Participamos do serviço religioso da manhã na sinagoga com a leitura da Torá: Levítico 22:26-23:44 e Números 29:12-16. Haftará: Zacarias 14:1-21. Fazemos outra refeição festiva na Sucá. Após escurecer, as mulheres e as meninas acendem as velas, de preferência na Sucá. Por ser o segundo dia do feriado, as velas devem ser acesas a partir de uma chama pré-existente. Após a reza do entardecer, fazemos outra refeição festiva na Sucá. |
|
24 de Setembro – 16 de Tishrei 2o dia de Sucot |
Sexta-feira |
Balançamos as Quatro Espécies. Participamos do serviço religioso da manhã na sinagoga com a leitura da mesma porção da Torá. Haftará: I Reis 8:2-21. Nova refeição festiva na Sucá. Iniciam-se os preparativos para o Shabat. 18 minutos antes do pôr-do-sol as mulheres e as meninas acendem as velas de shabat, de preferência dentro da Sucá, a partir de uma chama pré-existente. Após o serviço religioso da sinagoga, a refeição de shabat é feita dentro da Sucá. |
|
25 de Setembro – 17 de Tishrei 3o dia de Sucot |
Shabat |
Não usamos as Quatro Espécies no Shabat. Participamos do serviço religioso na sinagoga. Leitura da Torá: Êxodo 33:12-34:26 e Números 29:17-22. Haftará: Ezequiel 38:18-39:15. Refeição festiva de Shabat na Sucá. Após o anoitecer é feito a cerimônia de Havidalá. Início de Chol HaMoed de Sucot. |
|
26 de Setembro – 18 de Tishrei 4o dia de Sucot 2o dia de Chol HaMoed |
Domingo |
Balançamos as Quatro Espécies. Participamos do serviço religioso na sinagoga. Leitura da Torá: Números 29:20-28. |
|
27 de Setembro – 19 de Tishrei 5o dia de Sucot 3o dia de Chol HaMoed |
Segunda-feira |
Balançamos as Quatro Espécies Participamos do serviço religioso na sinagoga. Leitura da Torá: Números 29:23-31. |
|
28 de Setembro – 20 de Tishrei 6o dia de Sucot 4o dia de Chol HaMoed |
Terça-feira |
Balançamos as Quatro Espécies. Participamos do serviço religioso na sinagoga. Leitura da Torá: Números 29:26-34. Do anoitecer até o dia seguinte acontece o Hoshaná Rabá. Muitas comunidades judaicas realizam vigílias durante esse período. |
|
29 de Setembro – 21 de Tishrei 7o dia de Sucot 5o dia de Chol HaMoed Hoshaná Rabá |
Quarta-feira |
Balançamos as Quatro Espécies. Participamos do serviço religioso na sinagoga. Leitura da Torá: Números 29:26-34. Existe o costume de se comer kreplach – Massa recheada de carne moída ou frango, dobrados em formato de triângulo. À noite se inicia Shemini Atzeret. As mulheres e as meninas acendem as velas, de preferência dentro da Sucá. |
Preparando-se Para Sucot
Os dias que ligam Yom Kippur a Sucot são caracterizados por uma atividade intensa de preparação para a festividade das cabanas. Na noite seguinte à Yom Kippur, os judeus já iniciam os preparativos, ou, ao menos, o planejamento da construção da Sucá. A construção da Sucá é uma mitzvá em si só. Assim, se possível, procuramos não delegar essa atividade a outros, mas sim reservar tal honra para nós mesmos. Neste período também procuramos pelas Quatro Espécies mais bonitas que possamos conseguir.
Dezoito minutos antes do pôr-do-sol, as mulheres e as meninas acendem as velas em homenagem à celebração de Sucot recitando as bênçãos apropriadas. As velas devem permanecer dentro da Sucá, se possível.
A Sucá
A Sucá é uma cabana construída para proporcionar sombra. Por isso que ela deve ser colocada a céu aberto e não embaixo de umamarquize ou sob a sombra de uma árvore. As paredes podem ser feitas de qualquer material, desde que seja resistente ao vento. O teto, por outro lado, precisa ser feito de material natural, que cresceram a partir do solo: normalmente são usadas varas finas de bambu, ripas de madeira e galhos verdes. É preciso que o teto seja devidamente construído a fim de que proporcione sombra efetiva dentro da Sucá. Já existem Sucás pré-fabricadas para aqueles que estão sempre com pressa.
Durante oito dias os judeus fazem da Sucá sua morada oficial. Não há necessidade de viver dentro da Sucá. Basta apenas fazer as refeições diárias sob sua sombra. Ler um livro ou bater um papo com amigos são atividades que podem ser feitas com prazer dentro de uma Sucá. Devemos usar a Sucá desde o pôr-do-sol do dia 14 de Tishrei até o anoitecer do dia 22 de Tishrei.
É uma mitzvá fazer todas as nossas refeições durante este período dentro da Sucá. Antes de realizar as refeições dentro da Sucá, os judeus recitam a seguinte bênção: Bendito Sejas, Senhor Nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificou com seus mandamentos e nos ordenou a habitar na Sucá.
A Sucá relembra ao povo judeu a Núvem de Glória que protegeu seus ancestrais enquanto habitavam o deserto do Sinai. Tomar a decisão de sair do conforto e segurança de nossa casa para passar oito dias em uma cabana simboliza a força da nossa crença em D-us e em Sua benevolência.
As Quatro Espécies
As Quatro Espécies são: um ramo de palma (o lulav), dois salgueiros (Aravot), pelo menos três murtas (hadassim) e uma cidra (etrog). As três primeiras espécies são posicionadas juntas. Todo homem judeu deve fazer essa mitzvá. Para as mulheres judias é opicional. O local mais adequado para realizar essa tradição é sob a sombra de uma Sucá.
As Quatro Espécies: Etrog, Lulav, Aravot e Hadassim
Como realizar essa mitzvá: Segure o lulav com a mão direita (ao contrário, se for canhoto). Vire-se para o leste e recite:
Bendito És Tu, Senhor Nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou a respeito do Lulav
Pegue o Etrog com a mão esquerda. No primeiro dia se Sucot, ou se for a primeira vez que realizará a mitzvá, recite: Bendito És Tu, Senhor Nosso D-us, Rei do Universo, que nos deu vida, nos sustentou e nos permitiu chegar até esta ocasião. Aproxime o lulav e o etrog e balançe-os. Pronto! Você realizou a mitzvá. É costume repetir esse movimento em todas as seis direções.
Chol HaMoed
Chol HaMoed significa os “dias intermediários” das celebrações de Pessach e Sucot. São os dias compreendidos entre o começo e o final de ambas essas festividades.
De Sucot até Simchat Torá temos um período de nove dias. Os primeiros dois dias (Sucot) e os dois últimos dias (Shemini Atzeret e Simchat Torá) são conhecidos como Yom Tov. Já os cinco dias interemediários são chamados de CholHaMoed.
Em Israel, Shemini Atzeret e Simchat Torá são condensados em apenas um dia. Sendo que lá o Chol HaMoedé composto porseis dias intermediários.
Nos Yomim Tovim de Pessach e Sucot os judeus têm diversas restrições de trabalho criativo, parecido com o Shabat. Por outro lado, nos dias intermediários, os judeus podem retomar muitas das atividades suspensas no Yom Tov, como por exemplo, dirigir carro e acender luzes. No entanto, muitos judeus evitam ir ao trabalho nestes dias.
Hoshaná Rabá
O sétimo dia de Sucot é conhecido como Hoshaná Rabá e é considerado o último dia do “julgamento” divino pelo qual o destino do novo ano é traçado. É o dia no qual é proferido o “veredito” do julgamento iniciado em Rosh HaShaná e Yom Kippur. Em Hoshaná Rabá é costume acrescentar uma folha de salgueiro às Quatro Espécies de Sucot. Durante o serviço religioso matinal, os judeus tiram todas as Torot da arca e circundam a bimá (mesa de leitura da Torá) por sete vezes.
Leis para o Yom Tov
Alegria
– Os judeus fazem duas refeições festivas com carne e vinho no Yom Tov.
– É costume desfrutarmos de uma grande variedade de comina no Yom Tov.
– É costume o homem presentear sua esposa com uma peça de roupa nova ou uma jóia em honra ao Yom Tov. Para as crianças os pais podem presentear com doces ou um brinquedo novo.
– É costume os judeus convidarem visitantes para desfrutarem da mesa de Yom Tov.
Atividades Permitidas e Proibidas
Quase tudo que é proibido no Shabat também é proibido no Yom Tov. Os judeus não usam aparelhos elétricos, não vão ao trabalho, não usam nem tocam em dinheiro e não escrevem. As principais diferenças do Yom Tov e do Shabat estão ligadas à culinária, a possibilidade de se cozinhar no Yom Tov, a partir de uma chama pré-existente e a prerrogativa de carregar objetos em lugares públicos. Tudo isso é permitido no Yom Tov, com algumas restrições.
Perguntas e Respostas
Por que não posso usar um limão no lugar do etrog?
A Torá descreve o fruto que devemos usar como pri hadar etz, cuja tradução livre é “fruto da árvore de hadar”. O que é hadar?
Desde o tempo de Moisés o povo judeu sempre soube que se trata do etrog. A identidade do fruto nunca foi posta à prova. Pelo contrário, cada geração contou à seguinte qual fruta deveria ser usada para completar o rol das Quatro Espécies. No entanto, em várias circunstâncias nossos sábios fizeram questão de evidenciar o uso dessa fruta.
Em hebraico hadar significa “lindo/bonito”. Ibn Ezra escreve que o etrog é conhecido como o mais belo de todos os frutos. Quando a Torá determina que devemos usar o fruto mais bonito, voltamos nosso olhar diretamente ao etrog, o único candidato possível.
Nachmanides escreve que hadas significa, na verdade, o nome hebraico para designar a fruta etrog, sendo que a palavra etrog vem do aramaico. Os sábios do Talmud também fizeram alusão à hadar como sendo o etrog em si.
Preciso dormir dentro da Sucá?
A prática de dormir dentro da Sucá não se aplica quando tal ato se reverta em desconforto para a pessoa. Além disso, em muitos casos, dormir dentro da Sucá pode representar perigo, tendo em vista que as pessoas e seus bens ficam mais expostas.
Mesmo no caso de existir conforto e segurança, os sábios apontam o ato de arrastar camas e colchões para dentro da Sucá como um inconveniente desnecessário para a causa da festividade.
Outros sábios apontam ainda a falta de privacidade, como um fator que torna desnecessário o ato de dormir dentro da Sucá.
No entanto, superadas as contra indicações acima, muitas pessoas fazem da Sucá sua morada efetiva, inclusive para dormir durante o período de Sucot.
Literaturas
Em construção.
Leitura da Torá para Sucot
Leitura
Ensaios/Devocionais
Em construção.
Kreplach
Kreplach são pequenos quadrados de massa de macarrão preenchidos com carne moída ou frango e dobrados em triângulo. Podem sercozidos e servidos na sopa ou fritos e servidos como um prato lateral. Eles são tradicionalmente servidos na refeição pré-Yom Kippur, no sétimo dia de Sucot (Hoshaná Rabá) e Purim.
Massa:
1 copo de 3/4 de farinha
2 ovos
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo
Recheio:
1 xícara de carne ou frango cozido
1 cebola pequena ralada
1 colher de chá de sal
Massa -Em uma tigela grande combine os ingredientes da massa todos juntos. Amasse até deixar a massa com uma espessura fina sobre a tigela untada. Corte em quadrados ou círculos de 5-7 centímetros.
Recheio -Em uma tigela pequena misture bem os ingredientes para o recheio. Agora o kreplach pode ser cozido para ser servido na sopa ou salteado em azeite.
Fervidos -Coloque a massa na água fervente, já salgada. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos até o kreplach começar a boiar.
Refogados -Aqueça o óleo em fogo médio em uma frigideira de 25 centímetros de diâmetro. Refogue o kreplach cozinhada até dourar os dois lados.
Rendimento: 18 kreplachs
Hoje
Sem notícias hoje.