
Comunidade na TV entrevista participantes do Congresso Sefaradita, no Rio
Representantes das comunidades sefaraditas de vários países hispano-americanos concordaram em 22 de abril, no 9º Congresso Sefaradita, realizado no Rio de Janeiro, sobre a necessidade de trabalhar para a perpetuação de seu legado cultural e social, informou a agência EFE.
O encontro teve a presença de representantes da Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela e México, que alertaram sobre o envelhecimento da população judaica e a necessidade de deixar como herança a cultura sefaradita.
O programa Comunidade na TV exibirá uma série de matérias com representantes destes países. Assista à primeira delas.
O representante da delegação mexicana, Alberto Levy, louvou, diante do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara, a vontade do governo espanhol e da Casa Real de fortalecer laços com os judeus.
Da La Cámara explicou o projeto de nacionalidade espanhola para descendentes de judeus sefaraditas, pelo qual todos aqueles que comprovem sua origem podem conseguir o passaporte espanhol.
Segundo o embaixador, esta iniciativa tem uma "justificativa histórica" mediante políticas ativas com as comunidades judaicas para "reparar no que for possível a injustiça" da expulsão dos sefaraditas em 1492, que tantos "efeitos negativos" deixou na Espanha.
Significa um "reencontro e retorno dos judeus com Sefarad [nome da Espanha, em hebraico]", sintetizou, e assinalou que as raízes espanholas "não podem ser entendidas sem a transmissão de valores que são da civilização judaica".
Leia mais.
Veja matéria do Comunidade na TV.