Conib elogia decreto presidencial sobre parceria com Israel na educação

 A Confederação Israelita do Brasil enviou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, uma carta à presidenta Dilma Rousseff, manifestando seu apreço pela assinatura do decreto que põe em vigor acordo de parceria entre Brasil e Israel na área de educação, elaborado em 2008.

O documento prevê a promoção de estudos sobre as consequências negativas de intolerância, racismo, antissemitismo e xenofobia, e a adaptação de livros didáticos para esse propósito.

Será também dada ênfase ao trabalho educacional relacionado ao Holocausto, especialmente nos currículos escolares.

São ainda previstos intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores, distribuição de bolsas de estudos e cooperação entre os jovens dos dois países.

Leia abaixo a íntegra da carta da Conib à presidenta.

“Senhora Presidenta

A Confederação Israelita do Brasil, representante da comunidade judaica, vem por meio desta manifestar seu júbilo pelo acordo celebrado entre nosso país e o Estado de Israel na área de educação e transformado em decreto com a assinatura presidencial, na última semana.

Acreditamos firmemente que a intensificação dos laços entre Brasil e Israel, nos mais diversos campos, trará inúmeros benefícios às populações dos dois países. Recentemente, comemoramos a assinatura do acordo comercial entre Israel e o Mercosul. Nos últimos anos, também acompanhamos, com grande satisfação, o crescimento do diálogo político entre os dois países, com as históricas visitas dos presidentes Shimon Peres ao Brasil e de Luiz Inácio Lula da Silva a Israel.

O campo da educação, para nós, reveste-se de especial importância. A construção de sociedades democráticas, mais justas e livres de máculas da discriminação demanda investimentos crescentes no processo educacional e, portanto, saudamos vivamente o acordo ora sancionado.

Estamos à disposição para contribuir, sem medir esforços, para o sucesso deste tratado, assim como para a intensificação dos laços entre o nosso país e o Estado de Israel, terra de nossos ancestrais e nossa referência histórica e religiosa.

Agradecendo a atenção dispensada à presente, subscrevemo-nos,

Cordialmente,
Claudio L. Lottenberg – Presidente
Fernando K. Lottenberg – Secretário Geral”