Conib oferece treinamento em Israel para lideranças comunitárias brasileiras

 “O programa, além de me dar ferramentas para o desenvolvimento de atividades com liderança, me dá a possibilidade de criar uma rede de contatos impressionante, pois participam pessoas de todo o Brasil, todas ativas dentro da comunidade judaica”, disse Allan Berkiensztat, participante do programa de lideranças da Conib, sobre um seminário cursado de 16 a 30 de junho em Israel.



Realizado em parceria com o Instituto Rutenberg, na cidade de Haifa, o seminário foi o quarto e último módulo da formação da segunda turma do programa de especialização em liderança, promovido pela Conib e pelo Instituto Insper com o objetivo de aprimorar as competências dos atuais e futuros líderes da comunidade judaica brasileira. 



O foco do programa são os princípios e valores da liderança comunitária. Com aulas ministradas em São Paulo e em Israel, destina-se a participantes de 25 a 35 anos, com comprometimento declarado de participação em entidades da comunidade judaica. 



As inscrições para a terceira turma do programa serão abertas no final de 2012.



Leia abaixo depoimentos de dirigente e participantes do seminário em Israel:


Barry Churchman – diretor do Instituto Rutenberg




“Foi um projeto muito produtivo, educativo, experimental, com um impacto significativo sobre os participantes. Eles realmente se transformaram em um grupo, bem mais que um monte de indivíduos que se juntaram para uma experiência educacional. Estão determinados a continuar em contato, e irão formar pequenos subgrupos que trabalharão em programas e projetos para a comunidade. Eles são uma continuação apropriada do grupo do ano passado, e esperamos assim expandir o impacto da liderança jovem da Conib”.



Guilherme Galper – funcionário do Colégio Liessin, Rio de Janeiro



“Participar de um programa de excelência como este é uma grande realização. A fase de desconstrução e reflexão individual foi o trampolim para os novos conceitos, teorias e valores que recebemos ao longo dos módulos. Israel, com seus valores mágicos, nos motivou a voltarmos às nossas comunidades e darmos continuidade ao trabalho voluntário com uma recarregada prontidão à liderança!”.


Tuli Lerner de Berredo – conselheiro da Federação Israelita, Rio de Janeiro




“Fazer parte desse programa é uma oportunidade ímpar. Aprendemos a desconstruir muitas de nossas verdades e praticar o pensamento crítico. A diversidade judaica e humana é muito rica e conhecemos muita coisa nova. A continuação desse programa, ou de outros nesse modelo, é de suma importância. Há muito a ser feito, e a cada turma, mais gente para ajudar, sabendo que sua ajuda é reconhecida!”.


Sabrina Nudeliman – consultora voluntária na área cultural para a Fundação ARYMAX, São Paulo




"O programa superou todas as expectativas, em especial as duas semanas em Israel. Proporcionou uma visão extremamente interessante dos vários segmentos da sociedade israelense. Alem disso, vimos como o modelo judaico de aprendizado com base no debate e a falta de hierarquia são aplicados em outras áreas, como a militar, e também servem como base para uma das sociedades mais inovadoras do mundo. A interação com lideranças de outros Estados do Brasil foi essencial, e frutos já começam a ser desenhados com projetos conjuntos"



Luciano Navarro Orenstein Bueno – Brasília



"Uma rica e intensa experiência de vida, reveladora e transformadora. Por meio de reflexões de autoconhecimento e interações em um ambiente integralmente judaico, com todas as suas matizes, o programa estimula de forma crítica a equalização de nossas competências com as necessidades de cada comunidade".