Dono das Casas Bahia encontra estudantes judeus em São Paulo

Dono das Casas Bahia encontra estudantes judeus em São Paulo

Samuel Klein, proprietário das Casas Bahia, encontrou nesta segunda, dia 13, na Sinagoga do Colégio Renascença, em São Paulo, 200 alunos dos colégios judaicos Beit Iaacov, Iavne, I.L. Peretz, Renascença e das Yeshivot [escolas religiosas] Gevoá e Or Israel, que vão participar do Projeto Educação para a Vida 2011 – Viagem à Polônia e Israel.

“Fiz questão de vir aqui para contar pessoalmente a vocês tudo o que aconteceu comigo. Quando fui para o campo de extermínio, tinha a idade de vocês. A lição que aprendi, depois de tudo o que passei e até chegar aos dias de hoje, foi de que é preciso olhar para frente, sempre. Quero deixar uma mensagem: tenham Deus no seu coração, amor e simpatia ao próximo e não tenham medo do futuro”, disse Klein. Ao final do encontro, todos os alunos foram presenteados com um DVD e um livro que contam a história dele.

Nascido na Polônia, Klein sobreviveu a Auschwitz, mas perdeu a mãe no Holocausto, e só encontrou o pai e os irmãos em tempos de paz.

O Projeto Educação para a Vida tem como proposta fortalecer a identidade judaica e sionista, preservar a memória da barbárie nazistas, por meio do testemunho de cenários do Holocausto, além de estimular a compreensão da importância do Estado de Israel. Ele resulta de parceria da Federação Israelita do Estado de São Paulo com as escolas judaicas envolvidas, com o apoio logístico da Agência Judaica.

Além dos presidentes e diretores das escolas envolvidas, o evento contou com a presença de Boris Ber, Isaac Candi, Ricardo Berkiensztat e Alberto Milkewitz, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, e de Moises Nigri e Rafiael Nasser, presidentes da entidade assistencial Ten Yad e do Fundo Comunitário, organização sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o judaísmo.