
Em carta a Nunes, deputado Zveiter cobra mudança de posição na Unesco
O deputado federal Sergio Zveiter (PMDB-RJ) enviou em 3 de maio uma carta ao ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira em que lamenta a posição adotada pelo Governo brasileiro na Unesco no dia 2 de maio, quando votou a favor de novo texto contestando a soberania israelense sobre Jerusalém.
Zveiter lembra que 36 dos 58 países votantes não apoiaram a resolução e nota que o Brasil se alinha a “ditaduras, fundamentalistas, patrocinadores do terrorismo e antissemitas”.
O deputado reconhece que a posição do País com relação a Israel vem apresentando a mesma tendência há décadas, mas ressalta que “não podemos aceitar que o antissionismo, essa forma moderna de antissemitismo, permaneça entre nós como política de Estado”.
Zveiter finaliza cobrando do chanceler uma mudança de posição: ‘No momento em que temos um ministro com sua história e envergadura, me traz a certeza que é chegada a hora de o Brasil mudar sua posição sobre o tema versado, o que certamente será feito por Vossa Excelência”.
Leia abaixo a íntegra da carta: