INAUGURAÇÃO DA NOVA SINAGOGA

INAUGURAÇÃO DA NOVA SINAGOGA

 Foi inaugurada no domingo 25/9, numa cerimônia emocionante, com a presença maciça da comunidade judaica do Paraná a Sinagoga Beit Yaacov, construída dentro das instalações do Centro Israelita do Paraná (CIP), num tempo recorde de sete meses, a tempo de poder ser utilizada nas Grandes Festas (Rosh Hashaná e Iom Kipur) de 5772. A nova sinagoga surpreendeu os membros da comunidade não só na rapidez com que foi erguida, mas também pela beleza do projeto que encantou a unanimidade dos presentes, mas também pelos detalhes como as pedras do revestimento, que vieram de Jerusalém. Miguel Krigsner, que com sua família doou todo o complexo, que ainda inclui uma mikve, sala do rabino, salão de festas além de estacionamento coberto, mais a sala de estudos que levou o nome de Joel Bergman, em seu discurso de inauguração observou que, talvez as pedras sejam do mesmo local, de onde saíram para construção Templo de Jerusalém.

Já o rabino Simon Moguilevski, que há anos atrás liderou a comunidade de Curitiba, destacou que o sobrenome Krigsner provém de duas palavrais judaicas ‘krig” que quer dizer guerra ou luta e “ner” que significa vela, mas no sentido de luz, ou seja aquele que luta pela iluminação (sabedoria). Além deles, falaram na inauguração, o diretor do Departamento Religioso, da Comunidade, o Adrian Gottfried, da Comunidade Shalom de S. Paulo; o rabino Dario Feiguin, da Comunidade Amichai, de Buenos Aires; a presidente da Kehilá, Ester Proveller, e o rabino da comunidade Curitiba, Pablo Berman.

O projeto arquitetônico é de Manoel Doria, o engenheiro responsável foi Jaime Ingberrman, a sinagoga tem 600 lugares. A mikve foi projetada pelo arquiteto Salomão Figlarsz. O Aron Hakodesh, a Arca onde se guardam os Rolos da Torá foi produzida pelo Artist Studio, de Avraham Fried, em Kiryat Gat, Israel e os bancos e o mobiliário fabricados pelo Kibutz Lavi, próximo a Tiberíades, quer é especializado nesse campo.

Foi a primeira em Curitiba que se reuniram sete rabinos para a inauguração de uma sinagoga: Pablo Berman, Yossef Dubrawsky, Mendel Stolik e Mendel Labkowsky de Curitiba; Simon Moguilevsky e Dario Feiguin, da Argentina e Adrian Gottfried, de São Paulo. Também estavam presentes o chazan Avi Burstein e Alberto Burstein da CIP de SP, Ariel Blufstein, diretor executivo do Movimento Massorti na América Latina e Gabriela Glazman, representante a Agência Judaica, além dirigentes das instituições judaicas locais