Jovens judeus fazem campanha por minuto de silêncio em Argentina-Irã

Jovens judeus fazem campanha por minuto de silêncio em Argentina-Irã

Jovens judeus de toda a América Latina criaram uma campanha na web pela realização de um minuto de silêncio, no início do jogo da Copa entre Argentina e Irã, dia 21 de junho em Belo Horizonte, em homenagem às vítimas do ataque terrorista perpetrado há 20 anos contra a sede da AMIA – Associação Mutual Israelita Argentina – em 18 de julho de 1994, no qual 85 pessoas morreram e 300 ficaram feridas.

Embora as investigações na Argentina tenham apontado como responsáveis pelo ataque vários funcionários do governo iraniano, incluindo ministros e diplomatas, ninguém foi punido, 20 anos após o massacre. 

Muitos dos espectadores e dos jogadores não tinham, em 1994, idade suficiente para entender a barbárie deste ataque – que ameaça as relações entre os dois países e do qual a comunidade judaica foi vítima direta.

A comunidade judaica vê no Mundial uma oportunidade única para promover o respeito entre os povos e nações e um diálogo sobre o terrorismo e o racismo, em linha com as ideias defendidas pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e de acordo com o artigo 3º dos Estatutos da FIFA.

Conheça a página da Campanha #1MINUTOPELAAMIA.