
Missão de lideranças judaicas cumpre programação em Israel e na Hungria
Com a presença de alguns dos mais importantes líderes da comunidade judaica, a Federação Israelita do Estado de São Paulo promove de 31 de outubro a 7 de novembro a oitava edição do programa “Hassefá Ba´Aretz” [Reunião em Israel], que leva seus participantes a Hungria e Israel.
O programa foi criado pela Federação Israelita para reforçar a ligação entre os líderes voluntários e profissionais da comunidade judaica de São Paulo e o Estado de Israel. Este objetivo é conseguido através de uma missão na qual a liderança cobre os temas mais críticos na agenda do povo judeu e de Israel, e inclui uma visita prévia a nações nas quais os judeus tiveram ou têm uma presença significativa.
A primeira etapa da missão foi a viagem à Hungria, onde a delegação passou dois dias conhecendo a vida judaica em Budapeste. Na capital húngara, visitaram o memorial “Shoes on the Danube”, que lembra os judeus assassinados na cidade durante a Segunda Guerra Mundial.
Já em Israel, o grupo reuniu-se com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat. No encontro, Barkat falou da complexidade de dirigir a Cidade Sagrada e comentou as recentes resoluções da Unesco sobre Jerusalém: “patéticas”.