
Na posse de diretoria da FIRS, políticos elogiam atuação da comunidade judaica
Em solenidade realizada em 4 de abril na sinagoga da União Israelita Porto-Alegrense, o médico Mario Gurvitez Cardoni assumiu a presidência da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), juntamente com a nova diretoria para o biênio 2013/2014.
Com uma plateia repleta de amigos, autoridades e membros da comunidade judaica, o novo presidente lembrou sua infância, e falou do privilégio de fazer parte da comunidade judaica, cujo trabalho social considera um exemplo. “Não existe campanha ou ação filantrópica em nossa cidade e em nosso Estado em que não se veja o trabalho da Wizo, da N’aamat Pioneiras, das Damas de Caridade e do Conselho da mulher judia”, destacou.
Cardoni e a nova diretoria assumiram com o compromisso de continuar o trabalho de fortalecer a relação do Rio Grande do Sul com o Estado de Israel.
Presente à solenidade, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, falou que a Firs é uma das entidades que mais faz a diferença na capital. "O projeto de ensino do Holocausto aplicado nas escolas municipais é um exemplo. Na área econômica e tecnológica, temos tido relações estreitas com o Estado de Israel. Tenho uma grande admiração por essa comunidade, que respeita a diversidade e a pluralidade e que mantém uma busca verdadeira pela paz", enfatizou.
O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, que representou o governador Tarso Genro, enfatizou que a produção de conhecimento da comunidade judaica é de extrema valia para o crescimento econômico, social e político da sociedade gaúcha. "Os laços do Estado de Israel com o Rio Grande do Sul tem se estreitado no que se refere ao compartilhamento de tecnologias, agrotecnologia e conhecimento. E, no que diz respeito à segurança é uma comunidade que produz uma relação civilizadora. É uma comunidade produtora de paz", concluiu Michels.
Estiveram na cerimônia de posse o vice-presidente da Conib e presidente do Conselho Geral de Entidades da FIRS, Henry Chmelnitsky; o ex-presidente da Firs, Jarbas Milititsky; o deputado estadual Adão Villaverde; o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Thiago Duarte e o vereador Valter Nagelstein.
Nascido em Porto Alegre, em 1959, Cardoni foi vice-presidente da Firs na gestão 2011-2012 e diretor da entidade na gestão 2009-2010. É médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Clinica Médica e Medicina Intensiva.