Poloneses homenageiam no Rio os heróis do Gueto de Varsóvia

Poloneses homenageiam no Rio os heróis do Gueto de Varsóvia

A Sociedade Beneficente Polônia do Rio de Janeiro realizou em 17 de abril uma homenagem aos heróis do Levante do Gueto de Varsóvia, com a presença dos vice-presidentes da FIERJ, Herry Rosenberg e Evelyn Milsztajn. Na ocasião foram acesas seis velas em memória dos heróis e mártires do Holocausto e inaugurada exposição sobre a Shoá e o Levante do Gueto. 



Em 19 de abril de 1943, milhares de judeus mantidos prisioneiros no Gueto de Varsóvia atacaram os alemães e resistiram por quase um mês. No início da revolta, os nazistas bateram em retirada por duas vezes, conforme escreveu o líder da resistência, Mordechai Anielewicz. 7.000 judeus morreram lutando. Leia mais.



Israel Blajberg, diretor de Cidadania da FIERJ, fez uma palestra sobre “A Epopeia do Gueto”, seguindo-se o depoimento de Tomasz Lychowski sobre a sua passagem e de sua família pela prisão de Pawiak, em Varsóvia, e pelo campo de extermínio de Auschwitz.



Participaram do encontro o cônsul-honorário da República Tcheca, Freddy Sobotka; o presidente da Sociedade Polônia, Stefan Janczukowicz; o professor Rodrigo Lychowski, da UERJ; o presidente da Sherit Hapleitá, Freddy Glatt; e antigos combatentes poloneses do Levante de Varsóvia, antigos presos políticos e deportados.