
Programa de amparo busca no Brasil sobreviventes do Holocausto que necessitam de auxílio
A Claims Conference é uma organização internacional que luta pelos direitos dos sobreviventes do Holocausto. As verbas para estes sobreviventes, oriundas de governos europeus, são repassadas pela organização a agências de suporte em todo o mundo, por meio de programas que visam melhorar a condição de saúde dos sobreviventes que comprovarem situação de risco ou vulnerabilidade.
Charles Rose, da Claims Conference, esteve no Brasil, entre os dias 18 e 21 de julho, para reuniões com a agência oficial de suporte no Brasil, a Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social. Um dos objetivos do encontro foi orientar e formalizar as novas regras de atendimento dos programas destinados aos serviços relacionados à saúde dos sobreviventes. As entidades buscam também sobreviventes, ainda não cadastrados, que residam no território nacional e necessitem de auxílio.
Segundo João Baptista Adduci, gestor do programa no Brasil, a visita foi fundamental para mostrar as diferenças entre as necessidades do sobrevivente residente no Brasil e daqueles que vivem no exterior. “Nossa realidade é muito diferente, por isso precisamos adequar o serviço para que ele atenda com mais eficiência”, afirmou. Para o presidente da Unibes, Bruno Laskowsky, as regras devem ser reavaliadas para que a instituição possa prestar o melhor atendimento às vítimas.
Participaram dos encontros o assessor da presidência da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Mário Arthur Adler; o presidente e vice-presidente da Federação Israelita de São Paulo (Fisesp) Boris Ber e Ricardo Berkiensztat; e Sarita Schaffel, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj). Rose visitou também alguns sobreviventes que residem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Mais informações: (11) 3123-7356 – falar com Guilherme Guz.
Coheça a história da Claims Conference e sua parceria com a Unibes.