PUC-RS e Federação Israelita integram ações nas áreas de Saúde, Tecnologia e Educação

PUC-RS e Federação Israelita integram ações nas áreas de Saúde, Tecnologia e Educação

 Cooperação, criação de novas lideranças e desenvolvimento das áreas de Saúde, Tecnologia e Educação pautaram o encontro entre o reitor da PUC-RS, Irmão Joaquim Clotet, e o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), Jarbas Milititsky, realizado nesta segunda-feira, 25 de julho, em Porto Alegre. Também participaram diretores das duas entidades e dirigentes da comunidade judaica.

Durante a reunião, na sede da Federação, o reitor relatou sobre viagem recém-realizada a Israel e os contatos feitos em centros de pesquisa e universidades. “As universidades israelenses estão no mesmo nível das melhores da Europa e dos Estados Unidos", declarou. O reitor lembrou a forma extremamente receptiva com que foi tratado em Israel.

O presidente da Firs ressaltou a importância da construção do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, na PUC, que vai permitir avanços importantes para neurociências e medicina nuclear. Ele abordou o papel da entidade, de trabalhar o intercâmbio e as relações entre diversas entidades de pesquisa e de ensino do Rio Grande do Sul e de Israel.

Milititsky lembrou que o povo judeu é historicamente identificado com a excelência do conhecimento e a cultura e que estes valores só são atingidos a partir da integração entre diversas entidades. "Somente assim há a oxigenação, não se pode trabalhar isoladamente", disse.

O reitor da PUC-RS convidou a diretoria da Firs para conhecer as iniciativas da universidade.