Rabino Nilton Bonder comanda cruzeiro judaico pelo rio Amazonas

 A comunidade judaica do Amazonas, em parceria com a Congregação Judaica do Brasil, dirigida pelo rabino Nilton Bonder, organizou de 15 a 18 de março um cruzeiro pelo rio Amazonas, com o tema “Shabat na Floresta". Embarcaram cerca de 150 passageiros, metade da comunidade judaica de Manaus, e os restantes, de São Paulo e Rio de Janeiro. 



Durante o cruzeiro, foram feitos passeios por igarapés e igapós, caminhadas, meditação, observação de fauna e flora, tudo sob um ponto de vista judaico. Entre as reflexões, uma comparação entre a experiência judaica da destruição do Templo e a destruição da natureza.



Leia abaixo o depoimento de Anne Benchimol, presidente do Comitê Israelita do Amazonas:



“Religião, Natureza, Tradição, Respeito, Amizade, Elevação, Magia e Tolerância. Na semana em que festejamos a imigração judaica, lá estávamos nós todos juntos, verdadeiros representantes dessa miscelânea. Durante o passeio nos defrontamos com nossas diferenças de cores, ritos e sotaques, mas o mais importante foi que soubemos enfatizar nossas igualdades e objetivos comuns.



Assim foi o nosso cruzeiro, um ambiente de aprendizado e contato com os mais nobres sentimentos. Estou certa de que somos pessoas melhores após o passeio.



Ver duas comunidades juntas foi maravilhoso, ganhamos mais 70 amigos de outras comunidades e nos aproximamos mais de nossa comunidade local”.

Rabino Nilton Bonder acende vela de Shabat durante cruzeiro pelo rio Amazonas. Foto: CIAM.

Anne e Jaime Benchimol, com o rabino Bonder. Foto: CIAM.