
Universitários decidem fazer bar e bat-mitzvá, após viagem do Taglit a Israel
42 jovens universitários de diversas cidades brasileiras – São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Campo Grande – celebraram no final de maio, em São Paulo, sua maioridade religiosa – bar e bat-mitzvá, na Congregação Beth-El. Todos subiram à Torá pela primeira vez em suas vidas.
De acordo com a Lei Judaica, os meninos, aos 13 anos, e as meninas, aos 12, passam a ser totalmente responsáveis pelo cumprimento dos Mandamentos Divinos. Os 42 jovens, na faixa dos 20 aos 30 anos, tomaram a iniciativa de se aproximar do judaísmo após participarem do programa Taglit-Birthright, que leva a Israel, para uma estadia de 10 dias, todos os jovens judeus da diáspora com idade entre 18 e 26 anos, que nunca tenham participado de ação educativa no Estado judeu.
Durante dois meses, eles se encontraram semanalmente na capital paulista com o rabino Iehuda Gitelman para estudar, refletir e conhecer mais sobre o judaísmo.
Essa iniciativa inovadora foi realizada pelo Taglit com a Beth-El, uma das mais antigas e tradicionais sinagogas de São Paulo.
Veja vídeo da cerimônia, produzido pelo Shalom Brasil, que também mostra como surgiu a ideia da cerimônia e a reação dos pais. 280 pessoas estiveram presentes.